sábado, 3 de julho de 2010

Do or make boardgame

Esse boardgame foi criado para fazer com que os alunos praticassem o uso do “do” e do “make” e também das expressões que usam esses verbos. Pode tanto ser usado para praticar após apresentar o tópico para os alunos ou como revisão antes de uma prova.

Meus alunos adoram os “boardgames”, nessa apostila há 3 páginas, sendo a segunda com as expressões para auxiliar o professor ou – se você tiver muitos alunos em classe – para fazer vários boardgames e dividir os alunos em grupos, dois jogam e um terceiro aluno serve de “juiz” e nesse caso a segunda página será dada a esse aluno para que possa conferir as respostas dos alunos.

Na terceira página há instruções de como jogar. A apostila está totalmente em inglês.

Como jogar:

Para cada grupo de 3, 4 ou 5 alunos imprima um boardgame em papel mais grosso (eu costumo usar os papéis da “filipaper”, há vários tipos de papéis mais encorpados e você encontra em qualquer papelaria ou loja de departamentos) e uma folha com as expressões para você ou o “juiz” do grupo.

Cada grupo deve ter um dado (comprei dados maiores, recheados com espuma numa loja de 1,99, são bem coloridos e práticos) e cada jogador deve ter uma ficha para marcar a casa onde está no boardgame (que pode ser feita com papel cartão, colorzet ou cartolina colorida). Depois de estabelecida a ordem de jogada e quem será o juiz (isso será feito com o dado, quem tira o número maior joga primeiro) cada jogador se posiciona na casa inicial.

O primeiro jogador joga o dado e conta as casas que terá que ir adiante conforme o número que tirou no dado. Deve fazer uma frase usando a expressão com “do” ou “make”. Se estiver correta, colocará sua ficha na casa correspondente à pergunta que acabou de responder. Se estiver errada, continua na casa onde está. Estando certo ou errado, será a vez do próximo jogador.

Quem chegar primeiro à casa final será o vencedor. Quando os grupos terminarem de jogar pode-se fazer uma final (caso sejam 3 ou 4 grupos) com os ganhadores de cada grupo, ou uma semi-final (caso haja mais de 5 grupos). Se houver mais de 5 grupos, divida os ganhadores de cada grupo em 2 grupos e depois faça a final com os ganhadores dos 2 grupos.

Os “juízes” devem ser sorteados porque ficarão fora da disputa mas aprenderão da mesma forma, já que terão que conferir todas as respostas.

Caso haja um prêmio para o ganhador da classe, os juízes também devem receber um prêmio por sua participação.


Zailda Coirano 
“The picture was used only to illustrate the post. To download the pdf file click the link above.”
“A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem. Para baixar o arquivo em formato pdf clique no link acima.”

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