Esse
boardgame foi criado para fazer com que os alunos praticassem o uso do “do” e
do “make” e também das expressões que usam esses verbos. Pode tanto ser usado
para praticar após apresentar o tópico para os alunos ou como revisão antes de
uma prova.
Meus
alunos adoram os “boardgames”, nessa apostila há 3 páginas, sendo a segunda com
as expressões para auxiliar o professor ou – se você tiver muitos alunos em
classe – para fazer vários boardgames e dividir os alunos em grupos, dois jogam
e um terceiro aluno serve de “juiz” e nesse caso a segunda página será dada a
esse aluno para que possa conferir as respostas dos alunos.
Na
terceira página há instruções de como jogar. A apostila está totalmente em
inglês.
Como
jogar:
Para
cada grupo de 3, 4 ou 5 alunos imprima um boardgame em papel mais grosso (eu
costumo usar os papéis da “filipaper”, há vários tipos de papéis mais
encorpados e você encontra em qualquer papelaria ou loja de departamentos) e
uma folha com as expressões para você ou o “juiz” do grupo.
Cada
grupo deve ter um dado (comprei dados maiores, recheados com espuma numa loja
de 1,99, são bem coloridos e práticos) e cada jogador deve ter uma ficha para
marcar a casa onde está no boardgame (que pode ser feita com papel cartão,
colorzet ou cartolina colorida). Depois de estabelecida a ordem de jogada e quem
será o juiz (isso será feito com o dado, quem tira o número maior joga
primeiro) cada jogador se posiciona na casa inicial.
O
primeiro jogador joga o dado e conta as casas que terá que ir adiante conforme
o número que tirou no dado. Deve fazer uma frase usando a expressão com “do” ou
“make”. Se estiver correta, colocará sua ficha na casa correspondente à
pergunta que acabou de responder. Se estiver errada, continua na casa onde
está. Estando certo ou errado, será a vez do próximo jogador.
Quem
chegar primeiro à casa final será o vencedor. Quando os grupos terminarem de
jogar pode-se fazer uma final (caso sejam 3 ou 4 grupos) com os ganhadores de
cada grupo, ou uma semi-final (caso haja mais de 5 grupos). Se houver mais de 5
grupos, divida os ganhadores de cada grupo em 2 grupos e depois faça a final
com os ganhadores dos 2 grupos.
Os
“juízes” devem ser sorteados porque ficarão fora da disputa mas aprenderão da
mesma forma, já que terão que conferir todas as respostas.
Caso
haja um prêmio para o ganhador da classe, os juízes também devem receber um
prêmio por sua participação.
Zailda Coirano
“The picture was used only to illustrate the post. To download the pdf file click the link above.”
“A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem. Para baixar o arquivo em formato pdf clique no link acima.”
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