quarta-feira, 28 de março de 2012

WH Questions

Preparei esse tabuleiro para praticar os pronomes interrogativos. Os alunos de inglês têm muita dificuldade com o esquema “invertido” das perguntas em inglês e também ficam confusos na hora de escolher o pronome interrogativo correto para iniciar a pergunta, já que são todos bem parecidos.

Meus alunos gostaram do jogo e foi muito proveitoso o uso desse tabuleiro. Não que eles não tivessem mais dúvidas ou que não errassem mais, mas a grande maioria teve uma melhora expressiva, foi um passo bem grande na direção certa.

E além de tudo, foi uma aula em que além de aprenderem, também se divertiram. Espero que o jogo surta o mesmo efeito com os seus alunos.

Para baixar o arquivo pdf basta clicar no link abaixo e o download irá iniciar.

WH QUESTIONS – BOARDGAME

Você encontra mais boardgames (lote com vários) aqui.

Zailda Coirano

Nessa postagem você teve acesso ao jogo de tabuleiro em pdf para ajudar seus alunos a entenderem quando usar os pronomes interrogativos.

Website   Web Rádio   Loja Virtual   Facebook   Twitter 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Boardgames prontos

Uma das vantagens do tabuleiro é que nem precisamos preparar um, se você tem um jogo de tabuleiro com casas numeradas já pode usar na escola.

É simples, basta jogar normalmente, mas em vez de deixar a progressão dos alunos por conta da sorte, cada vez que forem adiante terão que responder uma pergunta, dizer uma frase, identificar uma figura, e assim por diante.

Para jogar dessa forma, basta que você numa folha prepare uma pergunta para cada casa numerada, quando muda de casa no jogo você faz a pergunta. Se ele acertar, continua no mesmo lugar; se errar volta para a casa onde estava anteriormente.

Não é necessário saber nada de informática nem ser gênio, use sua criatividade e crie as perguntas para que pratiquem os tópicos que foram ensinados.

Zailda Coirano

Nesse artigo você aprendeu uma forma simples de usar jogos de tabuleiro para que seus alunos aprendam e pratiquem o que foi ensinado.

Website   Loja Virtual   Web Rádio   Facebook @zaildacoirano

sábado, 3 de março de 2012

Como usar os boardgames

Os boardgames são uma forma muito divertida de praticar e assim aprender o que foi ensinado. Uso boardgames para que os alunos pratiquem inglês e espanhol, o que no caso de idiomas adiciona um algo mais, já que é muito importante ajudar os alunos a desenvolverem pronúncia e conversação.

Aqui no blog publiquei alguns tipos de boardgames, mas há centenas de modelos na internet, basta baixar e inserir conteúdo. Você pode colocar perguntas, palavras-chave, figuras.

Como preparar

Depois de inserir seu conteúdo em todos os quadros, imprima em papel grosso (eu uso papel vergé), ou corte uma cartolina no formato A4, dá 4 boardgames para cada folha de cartolina.

Imprima de acordo com o número de alunos que irão jogar. Eu aconselho um tabuleiro para cada grupo de 4 alunos. Se você tem 40 alunos deve imprimir 10, por exemplo. Você pode preparar 2 tipos, com perguntas diferentes, se tiver tempo para que joguem, assim quem joga um depois muda para o outro, bastando trocar o modelo que estão usando.

Como jogar

Leve um dado para cada grupo. Um dado grande de espuma pode ser encontrado em lojas de brinquedos ou de 1 real e não saem por mais de 3 reais. Guarde para usar sempre.

Divida a classe em grupos de 4, dê a cada grupo um tabuleiro (boardgame) e um dado. Cada aluno deve receber uma ficha ou marcador (tampinha de garrafa, feijão, etc.) Em sua vez cada aluno deve jogar o dado e andar o número correspondentes de casas no tabuleiro. Deve então responder à pergunta, criar frase com a palavra-chave ou dizer o nome da figura, isso é quem decide.

Se o aluno acertar permanece na casa, se errar volta a ficha para onde estava antes de jogar. Errando ou acertando é a vez do próximo jogador. Quem chegar primeiro à reta final será o vencedor.

Como variações você pode levar dois modelos com perguntas diferentes; os alunos podem jogar com moedas em vez de dados: cara anda uma casa, coroa anda duas; os vencedores de cada grupo podem jogar uma “negra”; os 10 alunos que venceram fazem uma semifinal, em dois turnos, os 2 ganhadores enfrentam-se em uma final.

Aconselho que leve sempre alguma coisa para premiar o ganhador: um bombom, uma caneta, um adesivo. Fica a seu critério usar outros recursos para tornar o jogo mais emocionante: tempo para responder, campainha para tocar quando acaba o tempo, pontos a mais por perguntas difíceis, etc.

Zailda Coirano

Nessa postagem você aprendeu como preparar e usar tabuleiros para fornecer prática e motivar seus alunos.

Website   Web Rádio   Blog   Loja Virtual   Facebook   Twitter 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...