quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bee board game + cards (elementary and advanced)


Esse boardgame foi todo preparado com word shapes e serve para praticar qualquer tipo de tópico gramatical ou vocabulário, bastando trocar as questões dos cartões.

Como fazer os cartões:

Imprimir em papel encorpado (eu uso os papéis da filipaper, que você encontra em qualquer papelaria).

Dobrar ao meio, assim a parte escrita fica na frente e a figura comporá o verso do cartão.

Caso deseje usar vários anos seguidos ou com várias turmas, é aconselhável passar contact transparente depois de dobrar e colar os cartões. Dá muito trabalho mas garante a durabilidade dos cartões, que nem sempre os alunos manuseiam com cuidado.

Como jogar:

Coloque os cartões em ordem. Cada aluno responde à pergunta do cartão correspondente ao número da casa que ele tirou jogando o dado.

Exemplo:
O aluno está na casa 6, joga o dado e tira 3. Deverá contar 3 casas adiante, portanto responderá ao cartão de número 9, caso acerte posicionará sua ficha na casa 9, se errar continua onde está (casa 6). Quer acerte ou erre, será a vez do próximo jogador, que procederá da mesma maneira até que um dos jogadores atinja a última casa (chegada à finish).

Algumas casas têm castigo (aranha = fica uma rodada sem jogar) ou prêmio (abelha = vai duas casas para a frente)

Vou publicar um set de cartões em word (editável) para que o professor possa inserir suas próprias questões.







Zailda Coirano


“The picture was used only to illustrate the post. To download the pdf file click the link above.”
“A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem. Para baixar o arquivo em formato pdf clique no link acima.”

terça-feira, 6 de julho de 2010

Conditional 1 - boardgame


Um boardgame criado para alunos do nível intermediário praticarem os condicionais do tipo 1 (if + present à will). Pode ser jogado com grupos maiores (até 6 alunos para cada boardgame) porque cada aluno tem que criar uma frase lógica e original.

Pode ser jogado com uma moeda no lugar do dado:

Cara à uma casa adiante
Coroa à duas casas adiante

As respostas têm que ser originais, se for muito parecida à resposta de algum outro aluno deverá ser desconsiderada e o aluno continuará na casa em que estava anteriormente.



Zailda Coirano


“The picture was used only to illustrate the post. To download the pdf file click the link above.”
“A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem. Para baixar o arquivo em formato pdf clique no link acima.”

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Conditional 2 - boardgame


Esse boardgame foi criado para meus alunos de nível intermediário praticarem os condicionais. Há várias frases com o condicional 2 (if + past à would) para que os alunos completem de forma lógica e original.

Pode ser jogado com vários alunos participando (se houver muitos, podem ser formados grupos de até 6 alunos com cada boardgame) e jogado com uma moeda.

Cara – vai uma casa adiante
Coroa – vai duas casas adiante

Não há motivo para refazer as questões porque cada aluno precisa preparar uma frase lógica e original, portanto se for parecida com a que outro aluno disse anteriormente poderá não ser aceita pelo professor.


Zailda Coirano


“The picture was used only to illustrate the post. To download the pdf file click the link above.”
“A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem. Para baixar o arquivo em formato pdf clique no link acima.”

domingo, 4 de julho de 2010

Conversation boardgame (mixed questions)


Um boardgame preparado para alunos de nível básico desenvolverem as estruturas gramaticais e vocabulário respondendo questões simples (yes/no, or and complete answers). Nesse jogo o aluno só tem que responder de forma correta e completa às perguntas.

Joga-se com um dado e os alunos podem ser divididos em grupos de 3 ou 4 para obter um melhor aproveitamento garantindo a participação de todos.



Zailda Coirano



“The picture was used only to illustrate the post. To download the pdf file click the link above.”
“A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem. Para baixar o arquivo em formato pdf clique no link acima.”

sábado, 3 de julho de 2010

Do or make boardgame

Esse boardgame foi criado para fazer com que os alunos praticassem o uso do “do” e do “make” e também das expressões que usam esses verbos. Pode tanto ser usado para praticar após apresentar o tópico para os alunos ou como revisão antes de uma prova.

Meus alunos adoram os “boardgames”, nessa apostila há 3 páginas, sendo a segunda com as expressões para auxiliar o professor ou – se você tiver muitos alunos em classe – para fazer vários boardgames e dividir os alunos em grupos, dois jogam e um terceiro aluno serve de “juiz” e nesse caso a segunda página será dada a esse aluno para que possa conferir as respostas dos alunos.

Na terceira página há instruções de como jogar. A apostila está totalmente em inglês.

Como jogar:

Para cada grupo de 3, 4 ou 5 alunos imprima um boardgame em papel mais grosso (eu costumo usar os papéis da “filipaper”, há vários tipos de papéis mais encorpados e você encontra em qualquer papelaria ou loja de departamentos) e uma folha com as expressões para você ou o “juiz” do grupo.

Cada grupo deve ter um dado (comprei dados maiores, recheados com espuma numa loja de 1,99, são bem coloridos e práticos) e cada jogador deve ter uma ficha para marcar a casa onde está no boardgame (que pode ser feita com papel cartão, colorzet ou cartolina colorida). Depois de estabelecida a ordem de jogada e quem será o juiz (isso será feito com o dado, quem tira o número maior joga primeiro) cada jogador se posiciona na casa inicial.

O primeiro jogador joga o dado e conta as casas que terá que ir adiante conforme o número que tirou no dado. Deve fazer uma frase usando a expressão com “do” ou “make”. Se estiver correta, colocará sua ficha na casa correspondente à pergunta que acabou de responder. Se estiver errada, continua na casa onde está. Estando certo ou errado, será a vez do próximo jogador.

Quem chegar primeiro à casa final será o vencedor. Quando os grupos terminarem de jogar pode-se fazer uma final (caso sejam 3 ou 4 grupos) com os ganhadores de cada grupo, ou uma semi-final (caso haja mais de 5 grupos). Se houver mais de 5 grupos, divida os ganhadores de cada grupo em 2 grupos e depois faça a final com os ganhadores dos 2 grupos.

Os “juízes” devem ser sorteados porque ficarão fora da disputa mas aprenderão da mesma forma, já que terão que conferir todas as respostas.

Caso haja um prêmio para o ganhador da classe, os juízes também devem receber um prêmio por sua participação.


Zailda Coirano 
“The picture was used only to illustrate the post. To download the pdf file click the link above.”
“A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem. Para baixar o arquivo em formato pdf clique no link acima.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...